Segunda Via Caern

Como tirar a segunda via de conta Caern? Pela Internet Agência Virtual Para sua melhor comodidade e sem ter aquela burocracia de se dirigir à empresa, você pode obter a sua segunda via de fatura Caern de forma segura e totalmente online. Primeiro acesse a agência virtual da Caerne selecione a opção “2a via de contas”. Ao fazer isso, você conseguirá consultar seus débitos, localizar a fatura vencida e emitir a 2ª segunda via de conta.

Conteúdo desse artigo

Como tirar a segunda via de conta Caern?

Pela Internet

Agência Virtual

Para sua melhor comodidade e sem ter aquela burocracia de se dirigir à empresa, você pode obter a sua segunda via de fatura Caern de forma segura e totalmente online. Primeiro acesse a agência virtual da Caerne selecione a opção “2a via de contas”. Ao fazer isso, você conseguirá consultar seus débitos, localizar a fatura vencida e emitir a 2ª segunda via de conta.

Além da emissão da segunda via de fatura, na agência online da CAERN, os clientes conseguem negociar débitos, bem como obter informações sobre seus débitos, atualizar endereço, entre outros serviços.

Na agência online os usuários também conseguem atendimento para suas dúvidas e até mesmo encontrar a agência física mais perto.

Onde fica o número de matrícula? 

Para localizar o número de matrícula, pegue uma conta antiga e verifique o número ao lado da data de referência da conta, da seguinte maneira:

número de matrícula CAERN

Email

Para conseguir atendimento por e-mail, basta enviar a descrição do seu problema e número de matrícula para: idema-atendimento@rn.gov.br

Por telefone

Você também pode ligar para os números:

  • 0800 084 0195
  • 115

É necessário ter uma fatura antiga em mãos ou o número da conta para fornecer na hora do atendimento. De forma bem simples, eles irão enviar a segunda via de conta Caern por e-mail ou você pode anotar o código de barras e realizar o pagamento em qualquer rede bancária ou loteria.

Você tem outros serviços on line que poderá obter de forma precisa e rápida. Além da segunda via de conta, ainda poderá realizar negociação de débito, validar certidão negativa, obter tabela de serviços, solicitar pagamento da conta de água em débito automático, e muitos outros serviços online.

Nas agências físicas

Para obter atendimento presencial, você precisa procurar a agência Caern mais próxima de você.

As agências na região metropolitana de Natal:

Macaíba - RN Travessa Cloves Jordão de Andrade, S/N. Horário: segunda a sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30

Natal - RN Avenida Doutor João Medeiros Filho, S/N, Potengi. Horário: segunda a sexta-feira, 07:30 às 17:30 Avenida Capitão Mor Gouveia, S/N, Bom Pastor. Horário: segunda a sexta-feira, 07:30 às 17:30 Rua Professor Manoel Vilar, S/N, Capim Macio. Horário: segunda a sexta-feira, 07:30 às 17:30 Rua Henrique Castriciano, 198, Ribeira. Horário: segunda a sexta-feira, 07:30 às 17:30

Parnamirim - RN Avenida Ayrton Senna, 35, Nova Parnamirim. Horário: Segunda a sexta-feira, 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Rua Padre João Maria, S/N, Parnamirim. Segunda a sexta-feira, 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Rua Cândido Martins dos Santos, 454, Rosa dos Ventos. 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30.

Caern logo

Onde pagar a segunda via de conta caern?

Você consegue fazer o pagamento da segunda via de conta nos seguintes locais:

  • agências bancárias
  • lotéricas
  • internet banking.

Como cadastrar minha conta caern no débito automático?

Para cadastrar a sua conta caern no débito automático, você precisará levar os seus documentos até o banco onde você tem conta corrente e falar com o gerente. Além dos seus documentos, você também precisará levar o seu número de matrícula caern para solicitar o serviço.

Aliás, os bancos que possuem cadastro com a caern são:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco

O débito automático é sempre feito no dia de vencimento da fatura e, mesmo que a conta esteja no débito automático, você vai continuar recebendo em casa uma espécie de “conta detalhada”, que nada mais é que um descritivo de todos os serviços prestados no período. Ou seja, mesmo que sua conta esteja no débito automático, você consegue continuar acompanhando os seus gastos em água.

Bom, caso a sua conta bancária não tenha saldo no dia do débito, você consegue emitir e pagar a segunda via de fatura normalmente. ;)

Caern logo

Porque manter as contas em dia?

Corte de água e nome sujo

O corte de água é feito a partir de 30 dias de atraso no pagamento. Mas calma que o corte não é feito do nada.

A partir de 30 dias de vencimento, a caern envia um aviso de débito, informando o risco de corte. Caso você ainda não faça o pagamento nos próximos 20 dias, a caern envia uma carta de cobrança, dando um prazo de 10 dias para pagamento ou negociação da dívida. Caso a conta não seja paga ou renegociada nesses 10 dias, a água é cortada.

Ou seja, são aproximadamente 60 dias para o corte de água acontecer. Aliás, quando a caern faz esse corte de água, é cobrada uma taxa de R$38,30 (que é acrescentada à sua dívida com a empresa).

Depois do corte de água, caso as contas continuem atrasadas, a Caern envia uma** nova carta de aviso**, dessa vez informando que, caso a dívida não seja paga ou renegociada, em 10 dias o nome do titular será enviado para o SPC e/ou SERASA.

E como sabemos, ficar com o nome sujo no SPC e/ou SERASA (e outros órgãos de proteção ao crédito) não é interessante, pois:

  • inviabiliza compras e pagamentos no crédito (inclusive cartões de crédito);
  • prejudica avaliações de crédito para financiamentos, mesmo quando sua dívida já está paga;
  • entre outros.

Ou seja, para evitar problemas futuros, procure pagar sempre sua fatura nos dias certos. Caso ocorram atrasos, emita a segunda via. Caso você tenha problemas para quitar suas faturas, renegocie sua dívida. Não deixe para depois! =)

Evite os juros e correção!

Entramos em contato com o atendimento da Caern, mas eles não puderam informar a taxa de juros praticada. Para obter essa informação, é necessário visitar uma agência física. Mas, pesquisando as taxas praticadas por outras empresas, notamos que boa parte delas pratica os seguintes valores:

  • Multa de 2% no atraso: Ou seja, se você pagar a conta depois da data de vencimento, você deve pagar uma multa de 2%, que normalmente é adicionada na sua próxima fatura.
  • Multa de 1% por mês: A cada mês que o débito continuar vencido, é cobrada uma multa de 1% no total da dívida ativa.
  • Correção monetária

Minha conta caern está atrasada, como faço?

Renegociação de dívidas

Se você tiver uma conta atrasada com a caern e, mesmo com a emissão de segunda via de fatura, você não poderá pagar o valor inteiro, procure renegociar sua dívida. Para renegociar sua dívida, você precisará levar seus documentos e número de matrícula até uma agência da Caern.

Campanha de renegociação de dívidas

Em 2015 e 2016 a caern fez uma campanha bem interessante para renegociação das dívidas, onde clientes com dívidas anteriores a dezembro de 2014 conseguiam obter condições facilitadas para colocar as contas em dia. As condições na época eram:

  • parcelar o saldo devedor em até 36 vezes (mediante uma entrada de 20% do valor total da dívida) ou
  • abater a dívida total, sem a incidência de juros ou mora (até 25% do total da dívida).

Como solicitar a religação de água?

Assim que sua dívida estiver regularizada (ou seja: paga ou negociada), para fazer o pedido de religação você deve ir a agência da caern mais próxima, com os documentos do titular do imóvel. A religação é feita em até 72 horas.

Vale lembrar que, para fazer a religação, você precisará pagar uma taxa de R$38,30, a qual será cobrada na primeira conta de água após o pedido.

Caern: Contatos e Informações

  * Razão social: Companhia de Aguas e Esgotos do Rio Grande do Norte * Nome fantasia: Caern * **CNPJ: **08.334.3850003-05 * Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 1555 - Tirol - CEP: 59015-000 * Telefones

Principais Dúvidas

Paguei minha conta caern duas vezes, como pego meu dinheiro de volta?

Embora pareça um erro bobo, é mais fácil pagar uma conta duas vezes do que se imagina. hehe.

Se isso aconteceu com você, basta você pegar os comprovantes de pagamento e as faturas e levar para um dos escritórios da Caern (ou mesmo uma Central do Cidadão). Dessa forma, você consegue comprovar o pagamento duplicado e ser ressarcido (ou seja, pegar o seu dinheiro de volta). =)

Como mudar a data de vencimento da conta?

Para mudar o vencimento de sua conta caern, você deve levar seus documentos até uma agência caern e solicitar a mudança.

Envie suas dúvidas!

Você tem alguma dúvida que não conseguiu tirar? Envie para a gente através dos comentários.


Compartilhe

comments powered by Disqus