Cartão Cidadão

O que é o cartão do cidadão? Segundo a CAIXA, emissora do cartão cidadão: O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros. Ou seja, esse cartão é a forma mais simples que você tem para acessar seus benefícios trabalhistas - como os benefícios associados ao FGTS e ao PIS, por exemplo.

Conteúdo desse artigo

O que é o cartão do cidadão?

Segundo a CAIXA, emissora do cartão cidadão:

O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.

Ou seja, esse cartão é a forma mais simples que você tem para acessar seus benefícios trabalhistas - como os benefícios associados ao FGTS e ao PIS, por exemplo. Por sinal, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um programa do Governo Federal que tem como função criar um fundo de proteção para o trabalhador. Esse fundo funciona como uma garantia em caso de demissão sem justa causa.

Cartão Cidadão Logo

Como solicitar o cartão do cidadão?

Uma vez que o cartão cidadão é solicitado, o mesmo deverá ser enviado diretamente para o endereço do seu cadastro - e tanto o cartão, quanto o envio, são totalmente gratuitos. O prazo de chegada do cartão cidadão é de até 15 dias úteis.

Para solicitar seu cartão é preciso apresentar um documento de identificação com foto e fica ainda mais fácil com apresentação de seu número de cadastro no PIS. O cartão solicitado será enviado diretamente para a sua residência cadastrada e não há nenhum tipo de custo ou taxa para a emissão ou envio.

Por telefone

O cartão cidadão pode ser solicitado por telefone, através do número da central telefônica da CAIXA:

0800-726-0207: Por sinal, não se esqueça de ter em mãos o número do seu PIS e documentos de identificação. ;)

Nas agências da Caixa

Também é possível solicitar o cartão do cidadão através de qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto (Identidade, habilitação)
  • CTPS

Caso o trabalhador em questão for menor de idade, é necessário levar também o termo de responsabilidade.

Como cadastrar a senha do cartão cidadão?

Antes de você usar o seu cartão cidadão pela primeira vez, você deverá cadastrar a senha. Existem duas maneiras:

Lotéricas: Para cadastrar sua senha em qualquer lotérica. Primeiro ligue na central da CAIXA (0800 726 0207) e solicite o cadastramento em uma lotérica. Logo em seguida, vá até qualquer agência lotérica da caixa (com um documento de identificação com foto) e solicite atendimento.

Agências da CAIXA: Nesse caso, apenas dirija-se a qualquer agência com um documento de identificação com foto. ;)

Quem pode ter o cartão cidadão?

Qualquer trabalhador com cadastro no PIS/PASEP ou Número de Inscrição Social ou do Trabalhador (NIS ou NIT) pode adquirir o cartão cidadão.

Caso você faça parte de qualquer programa do governo, como o Bolsa Família, você não precisa solicitar o cartão cidadão - pois como esses serviços estão interligados, você pode utilizar o seu cartão do programa para fazer as consultas aos benefícios do cartão cidadão.

Como tirar a segunda via do cartão cidadão?

Ainda não é possível tirar a segunda via do cartão cidadão pela internet, mas basta você se dirigir a qualquer agência da CAIXA com seus documentos:

  • Documento de identificação com foto (Identidade, habilitação)
  • CTPS
  • Caso o trabalhador em questão for menor de idade, é necessário levar também o termo de responsabilidade.

Na agência, você precisará preencher novamente o formulário de cadastro. O prazo de emissão da segunda via do cartão é de aproximadamente 15 dias úteis (o mesmo da emissão da primeira via).

Aliás, caso você perca o cartão do cidadão, você deve ligar para a central da CAIXA  (0800-726-0207), pois dessa forma você bloqueia o cartão cidadão e ainda agiliza o seu atendimento na agência. ;)

Assim que o cartão novo chegar, basta seguir novamente o processo de cadastro de senha, igual ao realizado para a primeira via do cartão.

Como tirar extrato FGTS com o cartão cidadão?

Esse serviço pode ser feito de duas maneiras:

Pela internet: A consulta pode ser feita diretamente no site da caixa, no seguinte endereço: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Agências da caixa ou lotéricas: para isso, basta comparecer a uma agência da CAIXA ou lotérica e fazer a consulta diretamente no caixa.


Compartilhe

comments powered by Disqus