Como tirar Carteira de Identidade (Registro Geral)

Como tirar o RG: Primeira via Primeiramente, procure na sua cidade o local que tira esse documento. Depois de descoberto o local, tenha em mãos esses dados: 2 fotos 3x4, iguais e recentes Certidão de Nascimento (original e cópia). Para pessoas que não tiveram alterações no sobrenome por casamento leva a Certidão de Casamento, sempre a original e uma cópia. Agora, após o casamento, você alterou o sobrenome é preciso levar a Certidão de Casamento Averbada (original e cópia).

Conteúdo desse artigo

Como tirar o RG: Primeira via

Primeiramente, procure na sua cidade o local que tira esse documento. Depois de descoberto o local, tenha em mãos esses dados:

  • 2 fotos 3x4, iguais e recentes
  • Certidão de Nascimento (original e cópia).

Para pessoas que não tiveram alterações no sobrenome por casamento leva a Certidão de Casamento, sempre a original e uma cópia. Agora, após o casamento, você alterou o sobrenome é preciso levar a Certidão de Casamento Averbada (original e cópia). Só pra lembrar, a primeira via do RG é gratuita.

Nova Carteira de Identidade

Como tirar a segunda via de RG

Diferente da primeira via, a segunda via de rg é paga em casos de perda, extravio, documento danificado. E o valor é de até R$ 29,06. A taxa de emissão da segunda via não é cobrada nos seguintes casos:

  • Desempregados há pelo menos 3 meses: apresente a Carteira de Trabalho com registros atualizados;
  • Furto ou roubo: para comprovar apresente o Boletim de Ocorrência;
  • Homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos;
  • Cidadãos que se declarem pobres nos termos da lei 711583: é necessário assinar a Declaração ou Termo de Pobreza, podendo ser adquirida gratuitamente nos próprios locais de emissão do documento;
  • Erro na digitação de dados no RG: para que a nova via seja emitida sem custos, é necessário que a reclamação ocorra em um prazo de 90 dias.

Compartilhe

comments powered by Disqus