IPVA 2017

O IPVA, também conhecido como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo estadual. Pago anualmente por pessoas que possuem carro, moto, caminhões e outros veículos. Esse valor varia de estado para estado, mas normalmente é algo que está entre 1% a 6% do valor do veículo, segundo a tabela FIPE.

Metade desse imposto vai para o Estado, já a outra metade é destinada ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação).

Como fazer o cálculo do IPVA?

O cálculo do IPVA normalmente é calculado com base na tabela FIPE e a tabela do próprio estado. Por exemplo, o IPVA 2017 de Minas  é:

Minas Gerais:

  • Automóveis, veículos de uso misto e utilitários: 4,0%
  • Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão: 3,0%
  • Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel: 2,0%
  • Motocicletas e similares: 2,0%
  • Veículos de locadoras (pessoa jurídica): 1,0%
  • Ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator: 1,0%

Confira abaixo as informações específicas de cada estado:

Calendário de IPVA

O IPVA tem vencimentos que variam de janeiro a março, de acordo com o final da placa do carro e o estado onde está registrado. Confira abaixo o vencimento para cada estado:

Como pagar o IPVA?

Normalmente o boleto do IPVA é enviado para o endereço cadastrado na documentação do carro. Esse boleto pode ser pago em agências agências bancárias conveniadas e lotéricas.

Também é possível pagar o IPVA direto em agências bancárias conveniadas (caixas eletrônicos e internet banking) e lotéricas, mesmo sem o boleto, bastando apenas ter em mãos o número do RENAVAM do carro.

Atualmente, as agências bancárias conveniadas são:

  • Banco do Brasil
  • Mais BB
  • Banco Postal
  • Bradesco
  • Bancoob
  • Mercantil do Brasil
  • HSBC
  • Caixa Econômica Federal
  • Casas Lotéricas
  • Santander

O pagamento pode ser feito à vista (com descontos chegando até 15%) ou parcelado. Para pagar a vista, basta fazer o pagamento integral antes do vencimento da primeira parcela.

Aliás, se você não recebeu o boleto e sua agência bancária não está na lista acima, você deve acessar o site do Detran de seu estado, e emitir a Guia de Recolhimento (GP).

Como emitir uma guia de recolhimento?

A emissão da Guia de Recolhimento dependerá de acordo com o estado. Confira as informações certas para o seu estado em:

Como pagar o IPVA Atrasado?

Se você se esqueceu da data de vencimento do seu IPVA ou, ainda, perdeu ou não recebeu o boleto, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e por lá, informar os dados necessários para conseguir imprimir a segunda via do boleto do IPVA. Abaixo, seguem as orientações específicas de cada estado:

Vale lembrar que alguns estados já possuem esse serviço pela Internet (inclusive com a possibilidade de parcelamento).

Porque regularizar o IPVA atrasado o quanto antes?

Quando o seu IPVA fica atrasado por mais de 60 dias, a multa que você precisará pagar é de 20%.

Outro ponto bem chato: além dos 20% de multa… Se o motorista for parado em uma blitz e a documentação do carro não estiver em dia (sim, o IPVA em dia é parte da documentação), você pode perder até 7 pontos na carteira (CNH), além de ter que pagar outra multa.

Até aqui, parece pouco para você? Mas calma que pode piorar.

Quando o IPVA não é pago, você não consegue fazer o licenciamento do carro. Ou seja: ao ser parado em blitz, você corre o risco de ter o carro apreendido… E, nesse caso, além de pagar os juros do IPVA, pagar a multa por falta de documentação do carro e perder 7 pontos na carteira, você ainda precisará pagar os gastos referente aos dias que seu carro ficou parado no pátio do Detran.

Pois é, melhor colocar esse IPVA em dia, não é?

Tem alguma dúvida? Precisa de uma ajudinha? Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.